ISSN on-line: 2358-288X
Reprodução & Climatério Reprodução & Climatério
Reprod Clim 2017;32:138-44 - Vol. 32 Núm.2 DOI: 10.1016/j.recli.2016.11.004
Artigo de revisão
Tabagismo e uso de anticoncepcionais orais relacionados a fenômenos tromboembólicos: relato de caso e revisão de literatura
Smoking and the use of oral contraceptives related to thromboembolic events: a case report and literature review
Tássia Callai, , Francieli Daronco, Nicolas Lauxen Konrad, Jéssica Francine Wichmann, Felipe Costa, Sérgio Henrique Prezzi
Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Santa Cruz do Sul, RS, Brasil
Recebido 16 Outubro 2016, Aceitaram 26 Novembro 2016
Resumo
Objetivo

Fazer revisão de literatura sobre tabagismo e uso de anticoncepcionais orais (ACO) relacionados a fenômenos tromboembólicos, com apresentação do caso clínico de trombose proximal de artéria mesentérica superior e extensa necrose de intestino delgado em paciente do sexo feminino com coagulopatia provável por associação de uso de anticoncepcional oral com tabagismo.

Materiais e métodos

Revisão bibliográfica, com seleção de artigos científicos nacionais e internacionais por meio de busca no banco de dados do PubMed, Lilacs e SciELO.

Resultados

A relação entre uso de contraceptivos orais combinados e risco aumentado de doenças tromboembólicas baseia‐se na ação pró‐coagulante dos ACO, torna‐se fator de risco para a ocorrência de trombose arterial e venosa. Já o tabagismo, isoladamente, apresenta risco moderadamente aumentado de trombose venosa em comparação com não fumantes. Ademais, observou‐se relação entre trombose de artéria mesentérica superior com uso de anticoncepcional oral associado ao tabagismo.

Conclusões

Todos os estudos analisados confirmaram o uso de ACO e o tabagismo como fatores de risco para o desenvolvimento de doenças tromboembólicas. O estudo feito com base na história clínica da paciente sugere um caso de trombose arterial secundária a coagulopatia pela combinação de fumo com o uso de ACO combinado.

Abstract
Purpose

Conduct a review of the literature on smoking and use of oral contraceptives related to thromboembolic events, with presentation of the case of proximal thrombosis of the superior mesenteric artery and extensive necrosis of the small intestine in a female patient with probable coagulopathy caused by the association of oral contraceptive with smoking.

Materials and methods

This study consisted of a literature review, with selection of national and international scientific articles through research in PubMed, Lilacs and SciELO database.

Results

The relationship between the use of combined oral contraceptives and increased risk of thromboembolic disease is based on the procoagulant action of OCs, which translates into a risk factor for the occurrence of arterial and venous thrombosis. Smoking alone has moderately increased risk of venous thrombosis compared with non‐smokers. Besides that, there is a relation between the superior mesenteric artery thrombosis with the use of oral contraceptives associated with smoking.

Conclusion

All analysed studies have confirmed the use of OCs and smoking as risk factors for the development of thromboembolic diseases. The study based on the clinical history of the patient suggests a case of secondary arterial thrombosis coagulopathy by combining smoking with the use of combined OCs.

Palavras‐chave
Anticoncepcionais orais, Hábito de fumar, Trombose venosa
Keywords
Contraceptives, oral, Smoking, Venous thrombosis
Reprod Clim 2017;32:138-44 - Vol. 32 Núm.2 DOI: 10.1016/j.recli.2016.11.004